Liz Távora Monteiro – Acervo pessoal.

A pequena Liz Távora Monteiro, com apenas 1 ano e 8 meses, necessita receber transfusões enquanto estiver submetida ao tratamento de quimioterapia, que deve durar cerca de 8 meses; live solidária será realizada nesta quinta-feira

A campanha em prol da doação de sangue para a pequena Liz Távora Monteiro continua. Com apenas 1 ano e 8 meses de idade, a filha do músico Fernando Monteiro e da administradora de empresas Lilian Távora, foi diagnosticada recentemente com leucemia e o tratamento, que já foi iniciado, demanda a transfusão de sangue frequente. A criança está internada no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, e o estoque continua baixo. Por isso a família segue em campanha para incentivar doadores.

O pai da criança utiliza todos os meios possíveis para incentivar as doações. “A quimioterapia diminui muito a imunidade da Liz e as idas e vindas no Centro de Terapia Intensiva são constantes, pois o tratamento é muito pesado. Estamos há quase dois meses nesta batalha e durante todo esse processo, ela recebe transfusões de plaquetas. Para se ter uma ideia, para produzir duas bolsinhas de plaquetas, que é a quantidade que ela utiliza a cada procedimento, são necessários 12 doadores de sangue. É um número alto, principalmente se levarmos em consideração que há várias outras crianças em tratamento aqui no Felício Rocho”, explica Fernando Monteiro, que engajou suas redes sociais para mostrar a importância de se doar sangue.

A próxima ação é uma live solidária, que acontecerá nesta quinta-feira, 15 de abril, às 20h, com uma apresentação do cantor de MPB Silvano Costa. “O objetivo é sensibilizar as pessoas e conscientizar as pessoas para que possam ajudar a Liz. Não temos propósito de arrecadação financeira, só pedimos um ato de amor pelo próximo. Parece clichê, mas é a mais pura verdade: doar sangue é doar vida”, relata Fernando Monteiro.

Para acompanhar a transmissão ao vivo, basta acessar o perfil do artista no Instagram:@silvanocosta_cantor.

O diagnóstico

Fernando Monteiro conta que foi um grande susto receber o diagnóstico da doença. “Apareceram algumas manchinhas nas costas da Liz. Decidimos levá-la ao médico para investigar a causa e então recebemos os resultados dos exames. A nossa filha está com leucemia e o tratamento já foi iniciado imediatamente no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte”, explica o pai, que reveza com a sua esposa no acompanhamento da criança.

A leucemia é o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica. O tratamento varia muito. Para leucemias de crescimento lento, o tratamento pode incluir o monitoramento. Para leucemias agressivas, o tratamento inclui quimioterapia, que, às vezes, é seguida por radioterapia e transplante de células-tronco.

Instruções para a doação:

É importante que os doadores informem, no momento do cadastro na central de coletas, o nome da paciente para que a doação de reposição seja contabilizada.

Nome completo: Liz Távora Monteiro

A doação deve ser agendada por meio dos seguintes canais:

  • Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, via formulário online: //www.vitahemoterapia.com.br/.
  • Aos sábados, de 8h às 13h, via telefone fixo (31) 3335-6600.

É preciso aguardar três horas após o almoço para efetuar uma doação, porém, o café da manhã e o café da tarde, não causam impedimentos. É recomendado que o doador se hidrate com um litro de água antes do procedimento. Não é necessário ser do mesmo tipo sanguíneo do paciente.

Endereço para a doação: Vita Hemoterapia – Rua Juiz de Fora, 941, Barro Preto, Belo Horizonte/MG


comentários