Itens que menos imaginamos podem ser reciclados e reutilizados

Nesse início de ano, muitas pessoas aproveitam para dar aquela famosa limpa em algum cômodo da casa com a finalidade de tirar ao máximo o número de coisas que não tem utilidade ali.

Reutilizar potes para outra finalidade, copos ou garrafas são algumas atitudes simples que podem ajudar nesses momentos. “Separar o lixo corretamente na hora do descarte faz uma boa diferença, especialmente para aquele que vai recolher em nossa casa, pode evitar acidentes para essas pessoas”, afirma Olívia Dardara, da MG Recicla.

Existem materiais que não precisam ser jogados fora e que provavelmente a maioria das pessoas não sabia que eles poderiam ser reciclados. Confira!

Embalagens de produtos de limpeza. Embora não seja muito comum, algumas embalagens específicas desses produtos podem ser recicladas. A caixa de papelão do sabão em pó, por exemplo, é biodegradável e pode fazer parte do processo de reciclagem com facilidade. Mas cuidado! Frascos de água sanitária e detergentes não costumam fazer parte dessa lista.

Assadeiras de alumínio descartáveis. Essas assadeiras são consideradas um tipo de material sustentável. Podem ser encontradas em diferentes formatos e tamanhos, são resistentes ao calor e ainda são uma ótima ajuda na cozinha. Podem ser recicladas várias vezes, voltando a ser reutilizada sem comprometer a qualidade do alumínio que compõe o produto.

Recipientes de vidro. Potes, garrafas e outros recipientes de vidro também podem ser reciclados. Guardar alimentos, como farinha, arroz, macarrão, é uma boa opção para as garrafas mais compridas e com a boca larga, por exemplo. Outros utensílios desse material podem ser utilizados para decoração no ambiente, após serem reciclados. Nessa hora, vale a criatividade. Colocar um enfeite de flor dentro pode dar um charme a um simples objeto!

“O vidro pode ser utilizado pela indústria vidreira para a fabricação de novos utensílios. Separe os recipientes que não vão ser reutilizados na sua casa e leve ao posto de coleta seletiva mais próximo. Uma empresa especializada também pode fazer a coleta desse e de outros materiais para reciclagem na sua casa”, completa Olívia.

A MG Recicla é uma dessas empresas que realiza a coleta de aparelhos eletrodomésticos, aparelhos tecnológicos (computadores, tablets, celulares e afins), máquinas e ferramentas, materiais metálicos como torneiras e grades, papéis, plástico e papelão em grandes quantidades.

Caso você queira fazer o descarte inteligente desses materiais, é só acessar www.mgrecicla.com ou entrar em contato pelo telefone: (31) 3565-5294 ou WhatsApp: (31) 97104-7254 e agendar a coleta direto no seu endereço sem custo algum.

Fonte: Olívia Dardara Duarte Guimarães, graduada em administração de empresas com ênfase em marketing. Com experiência em gestão e consultoria empresarial. Na MG Recicla, atua trazendo soluções para todas as áreas das empresas, desde o financeiro, marketing e demais.


atualizado em 08/01/2021 - 09:52

comentários